sexta-feira, 12 de outubro de 2018

5 ARTISTAS QUE COMEÇARAM CARREIRA NA INFÂNCIA


No início dos anos 70 deu-se início no meio gospel brasileiro os primeiros investimentos destinados ao público infantil, fazendo surgir, naquela época, uma safra muito produtiva de artistas-mirins que se destacariam nas décadas seguintes com o amplo apoio dos pastores e das próprias igrejas. Tal investimento cresceu bastante nas duas décadas seguintes, tendo entrado em declínio a partir do ano 2000, cujos mais notáveis empreendimentos foram realizados por Raul Gil.

Essas canções, embora interpretadas por artistas infantis, eram destinadas quase que na sua totalidade para adultos, já que as letras seguiam o mesmo perfil das canções gravadas por artistas adultos. A mudança veio em meados da década de 90, quando as canções cantadas por crianças eram destinadas para o próprio público infantil das igrejas.

Nessa matéria vou destacar alguns dos mais importantes nomes de nossa música que começaram a carreira desde cedo, gravando discos, e hoje são artistas consagrados na nossa música. Convém destacar que os registros de artistas mirins de voz masculina são mais escassos e o contato que eles tiveram com a música se deu por influência dos pais na igrejas que se congregavam.


1. Cassiane: Natural de Nova Iguaçú, Cassiane veio de uma família de evangélicos pertencentes à Assembleia de Deus e o seu contato com a música se deu aos 3 anos quando os dirigentes dos cultos lhes davam oportunidade para cantar hinos nos cultos de semana. A voz muito potente e o talento para a música renderam à Cassiane a gravação de seu primeiro LP aos 8 anos de idade, em 1981, quando ainda usava o nome Cassiane Santana. O disco Cristo é a Força tem 12 faixas escritas por nomes muitíssimo consagrados à epoca, como Josias Menezes e Paulo Silva.


2. Andreia Fontes: Andréa Fontes iniciou sua carreira musical aos quatro anos de idade, influenciada pela família. Gravou seu primeiro trabalho com 6 anos de idade, um compacto com quatro músicas, intitulado "Seguindo para o Céu", um ano antes da Cassiane. Aliás, a parecia entre elas é muito antiga, de maneira que chegaram a gravar juntas em 1986 o LP Musical Evangélico.
O disco seguinte, de 1983, com 10 canções apresenta um aprimoramento das habilidades da garota. Em 1987, já na adolescência, a voz de Andrea sofre as modificações naturais e marca o rumo que a cantora seguiria pelos anos seguintes. É nesse disco que a voz de Andreia começa a ganhar corpo fazendo dela um dos grandes destaques das décadas seguintes.


3. Denise Cardoso: Aqui temos um dos exemplos mais importantes da música cristã infantil no Brasil. Denise simplesmente foi, na minha opinião, o maior destaque que a música infantil recebeu nas décadas passadas. O grande investidor da sua carreira foi ninguém menos que Luiz de Carvalho com quem gravou dois discos da série Luiz de Carvalho & Denise Juntos pela Bom Pastor. A cantora começou a cantar aos três anos de idade, nas igrejas por onde seu pai, pastor João Carlos, era convidado a pregar. Aos dez anos, ganhou o primeiro lugar em um Festival Nordestino de Música Evangélica e então gravou o seu primeiro disco, aos 11 anos. A voz doce no disco Confiando Vencerei (1976) encantou crianças e idosos, o que resultou, tempos depois, em um Disco de Ouro pela imprensa brasileira, sendo destaque na revista Veja e Manchete.


4. Bruna Karla: Desde os três anos a Bruna já cantava em sua igreja, porém foi somente em 2001, aos 12 anos, que gravou seu primeiro disco todo produzido por Jairinho Manhães. Ela já começou em uma grande gravadora - a então MK Publicitá-, sendo apresentada a Dona Yvelise e à Marina de Oliveira pela cantora Fernanda Brum. O disco Alegria Real segue a mesma tendência do estilo da Cassiane, aliás todo mundo queria cantar igual à Cassiane. Os discos foram caindo no gosto do público cristão e não demorou para que a Bruna Karla se tornasse intérprete dos maiores sucessos cantados na maioria de nossas igrejas hoje.


5. Vaninha (Pingo de Gente): Todo crente algum dia já cantou "se o Espírito de Deus se move em mim, eu canto como o rei Davi...". É uma canção que a Vaninha eternizou. Que voz fofa, engraçada, maravilhosa de um bebezinho de 4 anos de idade! Novamente, foi o Luiz de Carvalho quem a oportunizou na sua gravadora Bom Pastor.
Vaninha começou muito cedo a cantar. Aos dois anos de idade já cantava na igreja, quando a gravadora de Luiz de. Carvalho lançou a série Pingo de Gente em 12 de outubro de 1987, por ocasião do Dia das Crianças, exatamente há 31 anos! Não amigos, a Vaninha não é tão velha como se pensa(rsrsrs) e ainda não tem 40 anos!

Como disse no início, há um declínio no investimento na música infantil, mesmo que algumas cantoras façam há muito tempo esse trabalho, como a Cristina Mel e Aline Barros. Os investimentos mais recentes deram muito sucesso e eu não sei por que há esse desinteresse. Por exemplo, posso citar o exemplo da Jamily que no início dos anos 2000 encantou o país inteiro; outro exemplo é o Jota A que surpreendeu a todos com a qualidade da voz. Talvez a tendência do mercado acompanha a tendência da igreja: há um certo desprezo pelas crianças.

"Da boca das crianças sairá o perfeito louvor a Deus." (Mateus 21.16)


Feliz Dia das Crianças!

12 comentários:

  1. OZEIAS DE PAULA JÁ VENDEU 10 MILHÕES DE DISCOS E FOI O PRIMEIRO CANTOR GOSPEL A VENDER 1 MILHÃO DE CÓPIAS NA AMÉRICA DO SUL. NA ÉPOCA O ÁLBUM CEM OVELHAS JÁ SAIU DE FÁBRICA COM 1 MILHÃO DE CÓPIAS VENDIDAS.

    ResponderExcluir
  2. Em 1974, o mineiro Feliciano do Amaral viveu um dos momentos mais marcantes de sua carreira: foi o único cantor gospel a se apresentar no Maracanã, para mais de 35 mil pessoas, num evento do evangelista americano Billy Graham.

    Ao longo de mais de 70 anos, Amaral acumulou outros feitos importantes na carreira. Foi o primeiro músico gospel a gravar um disco no Brasil e, em 2009, entrou para o "Guinness Book" como o cantor do segmento com a carreira mais longa em todo o mundo.

    A música esteve presente na vida de Amaral desde criança. De origem humilde, ele nasceu em Miradouro (a 206 km de BH), e começou a trabalhar para ajudar no orçamento familiar aos 13, como aprendiz de sapateiro.

    No início da juventude resolveu conciliar o tempo na sapataria com o de músico na banda de jazz da cidade. De voz marcante e afinada, não demorou muito para ficar conhecido como o "Rouxinol do Sertão".

    A grande mudança na vida e profissão de Amaral aconteceu em 1942, quanto atuava na construção da BR-116, no trecho Rio-Bahia. Na época, a convite de amigos, decidiu tornar-se evangélico.

    A partir daí não abandonou a música, mas mudou o estilo, passando a levar ao público, por meio das canções, mensagens de paz, esperança e fé.

    Apesar das viagens e dos compromissos em vários estados, sempre foi um pai amoroso e um marido presente. Fazia questão de reunir a família numerosa, com 11 filhos, ao redor da mesa para fazerem juntos as refeições.

    Morreu no último dia 7, em Rondônia, por complicações de uma pneumonia. Deixa a esposa Rubenita, filhos, netos, bisnetos e um trineto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive a grata satisfação de conhecer as gravações desse gigante da música evangélica nos anos 2000. Gostaria de ter conhecido antes.

      Excluir
  3. Amei saber .Posso passar para meus alunos da E.B.D.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade a série Pingo de gente da Bompastor iniciou-se em 1980 sendo os 3 primeiro álbuns representados pela cantora Vaninha. Em 1987 na verdade a série estava sendo encerrada, nesta época suas últimas 5 edições era já representada por outras crianças artistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Lembro que meu pai comprou o primeiro LP dessa série com a Vaninha, em 1982, para presentear minha maninha, que já partiu, ainda naquele ano.

      Excluir
  5. Nos anos 80 eu ouvia muito uma dupla mirim que se chamava Érica e Erik ou Érico não me lembro bem do nome do menino ,ouvia muito eles pelo rádio e hj gostaria de achar uma foto dos dois ou até mesmo saber por onde andam não consigo achar notícias deles nem no Google

    ResponderExcluir
  6. Cantor mirim gospel salim anos 2000 por onde anda? Eu cantava os hinos dele na igreja em goianesia-go

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi esse cantor em uma festa de jovens, aqui em uma área rural de Brasília (Brazlândia), entre 2005 e 2008 (não me lembro exatamente o ano). Tenho o CD que ele estava apresentando naquela festividade.

      Excluir
  7. Alguém sabe da cantora gospel Gilmara
    Q quando criança cantava O semeador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostaria de saber notícias dela, lembro que o nome do LP Criança Feliz !

      Excluir
  8. Apenas a título de contribuição, a Vaninha começou a gravar a série Pingo de Gente bem no início da década de 80, precisamente em 1982 e não em 1987, como escrito aí. Eu tinha 11 anos, quando meu pai, em 1982, voltando de uma convenção na AD em Imperatriz - MA, trouxe de presente para minha irmãzinha (in memorian) o primeiro LP Pingo de Gente, da Vaninha, onde está gravado a famosa música Serei Fiel.

    ResponderExcluir