REBANHÃO ATEMPORAL
"Rebanhão Excede" esse foi o título da matéria que fiz no jornal O ALERTA, de Duque de Caxias RJ, quando cobri o evento do Rebanhão no Canecão em 1988, com essa matéria ganhei uma coluna mensal naquele jornal evangélico dirigido por Jonas Santana. Sempre acompanhava os anúncios na REDE GLOBO dos cantores e bandas da época que se apresentavam no Canecão sonhando em ver um evento evangélico ali, eis que naquela vez anunciaram REBANHÃO NO CANECÃO ! um sonho pra mim, foi um momento magico, Flávio Lima, na época diretor da TV Rio, hoje apresentador do programa REENCONTRO na Rede Brasil todos os sábados as 8 hrs, e apresentador do programa FIM DE SEMANA na radio Record RJ, me disse em uma entrevista que as filas começaram a se formar as 14 hrs e que no destaque do OUTDOOR do Canecão estavam anunciando uma desconhecida DANIELA MERCURY, tudo foi lindo, a banda estava perfeita e teve a participação do QUARTETO VIDA que foi ovacionado pelo publico que pedia "MAIS UM" , as mineiras arrebentaram mesmo !
No dia 5 de novembro de 2016, o Rebanhão vai mostrar mais uma vez sua força, poderia fazer uma analogia com a mitologica FÊNIX que renasce das cinzas para demostrar essa força, mas prefiro o texto bíblico de Josué 15:13-14 onde Calebe afirma : "E, ainda hoje, estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual a minha força então era, tal é agora a minha força, para a guerra, e para sair e para entrar." E nessa força que se renova Rebanhão se coloca a disposição para estar a frente de batalha, estender o Reino de Deus, Alargar as estacas da Tenda e aumentar o rebanho de Cristo. Conversando com Paulinho Marotta, baixista do Rebanhão sobre a sua expectativa desse evento, ele me fez um relado de suas emoções :
Tudo começou no início da década de 80, sábado à tarde, em uma sala de ensaio em Copacabana: Janires e Pedro chegaram ali sem avisar e nos chamaram para completar a banda. Dali saímos imediatamente para tocar na praça Serzedelo Correa no coração de Copa, e não paramos mais!
Disse o grande escritor Fernando Pessoa que “o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem”, imprimindo em nossa memória marcas que não se apagarão.
Viajando de norte a sul deste País, tocando em cima de caminhão e em palcos improvisados, até em importantes casas de shows, ardia no coração a vontade de levar o evangelho de Jesus Cristo através da música que marcou uma geração. A mesma música que derrubou muros e construiu pontes para uma nova história de tantas vidas!
Permaneci no Rebanhão desde 1980 até 1992.
Nada é mais gratificante do que ouvir depoimentos daqueles que conheceram Jesus através desta música e foram perdoadas e transformadas por este imenso amor.
Aprendi com o Janires que o valor de alguém não está naquilo que aparenta ser, mas no fruto que gera, no legado que deixa. Ele tinha um talento incrível para comunicar-se e contextualizar a Bíblia para os dias de hoje, fruto do seu talento, muita oração e jejuns.
A primeira formação do Rebanhão foi em São Paulo, com o Jajá, assim chamava carinhosamente o Janires, a Lurdinha, o Mike e o Carrá, me perdoem se eu esqueci de mencionar alguém. Eu estou na formação seguinte, no Rio, seguindo o Jajá, junto com Carlinhos, Pedro, Kandel e o André Marien, que logo depois saiu. Esta formação foi aquela que permaneceu desde 1980 até 1986, quando o Janires se mudou para Belo Horizonte e começou a trabalhar junto com a MPC. Nesta ocasião veio o Tutuca para a bateria. Mantivemos esta formação de sucesso até 1991, quando veio o Serginho Batera. Em 1993 eu saí. Depois vieram os músicos da nova geração, até 1999, que trouxeram uma sonoridade mais contextualizada com o novo movimento gospel que se iniciava em São Paulo.
Cada um dos músicos que passou pelo Rebanhão deixou sua marca, seu estilo, sua pegada na história e no som da Banda. Seria muito legal se fosse possível juntar todos novamente!
Com Carlinhos e Pedro, amigos irmãos, lutamos juntos, buscamos com muita garra cumprir o propósito, tomamos decisões, certas e erradas, nos afastamos por muito tempo, amadurecemos, guardamos a Fé e o sonho de um dia voltar.
O reencontro aconteceu em São Paulo, numa noite em 2004, onde eu e Pedro fomos convidados a entregar ao Carlinhos um importante prêmio. Parece que foi ali que surgiu a vontade de fazer algo juntos de novo. Levou ainda um bom tempo para se tornar realidade.
Cremos que há, agora, uma nova caminhada proposta para nós. Este DVD representa a retomada possível, firmado na experiência adquirida no passado, mas com olhos e pés no futuro, na carreira que nos está proposta, guardando a fé, combatendo o bom combate.
A missão é a mesma. Os valores, aprendemos com o Senhor, e a visão renovada nos move para cantar e falar do imenso amor de Jesus, e promover a reconciliação das pessoas com Deus através do som que nós amamos fazer.
Vocês estão prontos pra essa celebração ?
EDU LISSI, BANDA AUDIOLIFE Rebanhão é o nome na mudança do cenário musical cristão. Se hoje temos essa galera toda por aí fazendo bonito nas rádios e igrejas deve-se a este grupo que deu a cara pra bater num tempo onde tocar bateria , guitarra, baixo não era algo bem visto no meio cristão. Poesia e autenticidade. Coragem e talento. Rebanhão de volta é realmente uma ótima notícia. Obrigado pelo que fizeram.
LUCAS RIBEIRO , escritor, compositor , musico e vocalista da lendária banda SINAL VERDE, que tinha Carlinhos Félix como guitarrista: A gravação do DVD será um marco na carreira desta grande banda, algo que condensará o trabalho de décadas. Tenho certeza que será uma benção para todos, e com qualidade e excelência de sempre.
FLAVIO LIMA , pastor, radialista e apresentador de TV do programa Reencontro : Houve uma época em que a juventude evangélica clamava por mais liberdade na sua expressão de adoração, com mais direitos na participação dos cultos. Nunca foi fácil aceitar as mudanças, notadamente nos meios eclesiásticos mais fechados e ortodoxos. Muitos grupos surgiram naquela época e um deles foi o REBANHÃO. Falavam e cantavam a linguagem dos jovens e ajudaram a levar muita gente aos pés de Jesus, através de suas músicas que retratavam uma realidade existente na juventude pós guerra fria. O mundo todo estava sob a ebulição das novidades vindas de fora, como os Beatles, Rolling Stones e aqui no Brasil da nova Bossa Nova e do Rock nacional. Eu vivi essa época e acompanhei os meus dois filhos e seus colegas apreciadores da era nova que chegava. Era um escândalo para os mais ortodoxos o tipo de música que eles gostavam, mas havia um conhecimento musical e bíblico no que cantavam. O Rebanhão marcou uma época de ouro da música evangélica e deixou suas marcas. Se hoje eu vejo na musica popular alguns grupos de 30 e 40 anos passados ressurgirem, por quê não os nossos? Que venham!!!
OZIEL MENDES , baixista da BANDA NORTE, A gravação representa para mim uma bênção muito particular. Eu que tive o Rebanhão também como referência no meu aprendizado como musico me sinto extremamente feliz pela volta deles. Suas músicas marcaram uma geração de evangélicos que via na música gospel uma expressão poética e algo que vinha do trono da glória. Enfim é grandioso o meu contentamento por saber que tudo o que vivi poderei Reviver de novo. Salve Rebanhão ! Salve o Reviva Gospel ! Salve o Senhor Jesus !
RAQUEL FARIAS, cantora e filha do radialista Paulo Cesar Graça e Paz : O Rebanhão representa um tempo muito bom na minha vida ... Cheio de alegria, música boa e paixão por almas perdidas como não vemos muito hoje em dia ... O saudoso Janires, com seu carisma e talento , mudou a cara da música evangélica ... A volta deles é a esperança que dias de excelência no evangelho podem voltar. Boas novas de MUSICA VIVA!!! Graça e Paz .
MARCOS CANEJO , um dos administradores da pagina REVIVA GOSPEL : Apesar das dificuldades da época , essa galera sorridente , no comando do poeta Janires , conseguiu lançar o seu primeiro Lp em1981 , intitulado de " Mais doce que o mel " com um instrumental , ritmo e letras ousadas e modernas para a época com destaque para canção "Baião", na qual Janires tece várias críticas sociais e analisa a condição atual da sociedade , sem contar com a polêmica da capa , pois na primeira edição o Janires vinha com a camisa aberta , ( coisa escandalosa para aqueles tempos ) . Já a música "Casinha", outra música bastante executada pelo grupo já foi alvo até de estudos teológicos, principalmente pela reflexão que o compositor apresenta sobre a história. Além destas, as canções "Refúgio", de Braconnot e "Mel", de Janires estiveram durante muitos anos no repertório dos shows da banda e você que conheceu ou vc que está conhecendo agora vai ter a chance de estar junto com a banda nesta volta e na gravação do DVD que será realizada na ADVEC da Penha no RJ no próximo dia 5 de novembro e os ingressos já estão a venda no site www.rebanhao.com com preços promocionais no primeiro lote.
se você gostou da matéria , comente e compartilhe, nos ajude a divulgar essas boas novas , juntos somos mais e melhores !
Estamos em outras redes sociais também , sigam os salvos !
Excelente. Uma bênção! !
ResponderExcluiramem, nos ajude divulgando nosso blog entre seus amigos
Excluirvivi todos esses momentos era musico do CORAL E ORQUESTRA RENASCER da assembeia de Deus da penha hoje sou pastor missionario na paraiba 83 988308480
ResponderExcluirAMEM, nosso wsp 21.98154-5663 ledinilson
ResponderExcluirQ maravilha!!!! Deus continye abençoando!
ResponderExcluiramem, nos ajude divulgando nosso blog entre seus amigos
ResponderExcluirUau...amei ler isso...top de linha.. Deus abençoe
ResponderExcluirPor onde anda o Sergio Batera?
ResponderExcluir