sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

EM DEFESA DO CACHÊ

Qualquer um que queira compreender a lógica por trás da cobrança de cachê por parte de cantores evangélicos precisa entender o seguinte:

Todo cantor é um artista e todo artista é um profissional que, por fim, é um ser humano que tem família, contas a pagar e sonhos a realizar. Se ele é um artista, então produz arte e para isso precisa de dinheiro. Apenas essas duas considerações esclarecem por que é honesto e lícito "cobrar para cantar".

A alegação de que se o cantor vende o CD ele não pode cobrar cachê é infundada, pois qual o artista vive de vender CD's? Venda de discos já deu lucro para artistas, mesmo que não tenha sido esse dinheirão todo que comumente se pensa, pois os que mais lucravam eram os donos das gravadoras.

A alegação mais comum de que quem cobra cachê está comercializando a Palavra de Deus também é infundada, pois o que está sendo vendido é música (um produto, não se esqueça) e música NÃO É A PALAVRA DE DEUS! O máximo que pode ser são considerações acerca da Palavra, assim como são os livros, revistas de EBD, camisas e a própria Teologia.

Ora, se se paga para participar de seminários, se se paga para assistir 44 horas uma conferência teológica, por que pagar um cantor para cantar torna-se o 8º pecado capital?
Se você é daqueles que se opõe ao pedido de cachê, mas vive exigindo qualidade musical de seu artista ao estilo do Roupa Nova, por exemplo, precisa entender que seu artista, se não tiver contrato com gravadora e atuar de modo independente, precisa pagar baterista, tecladista, guitarrista, compositor, studio e etc., etc. e etc. Isso mostra que lançar um disco com a qualidade mínima não é e nunca foi baratinho.

Outras considerações devem ser feitas:
a igreja que retira o dinheiro dos dízimos para cumprir com o cachê não parece-me sensato;

a igreja que contratar um artista, tendo acordado o seu cachê, jamais deve penalizar a ajuda aos pobres e necessitados;

a igreja que não puder agendar um artista, não agende-o;


e o artista que use do bom senso para não explorar o último centavo do caixa da igreja! 

Em Cristo, Aleckson Marcos para o Reviva Gospel

11 comentários:

  1. O CANTOR FELICIANO AMARAL É PIONEIRO DA MÚSICA GOSPEL NO BRASIL E O CANTOR COM MAIS TEMPO DE GRAVAÇÃO NO MUNDO. FELICIANO AMARAL RECEBEU O TÍTULO DE CANTOR EVANGÉLICO DO SÉCULO 20 E PERSONALIDADE DO MILÊNIO. JÁ O CANTOR OZÉIAS DE PAULA JÁ VENDEU 10 MILHÕES DE CÓPIAS E FOI O PRIMEIRO CANTOR EVANGÉLICO DA AMÉRICA DO SUL A VENDER 1 MILHÃO DE CÓPIAS. OZÉIAS DE PAULA JÁ PASSOU POR GRAVADORAS DA REDE RECORD COMO LINE RECORDS E GLORY RECORDS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em junho, o Reviva Gospel junto com a página "Ozeias de Paula" fará uma homenagem ao disco Cem Ovelhas.
      Um abraço!

      Excluir
    2. Áleckson, vê se você consegue juntar mais site gospel para formar um cadeia para homenagear o disco cem ovelhas. convida o site fuxico gospel e o site comunhão do estado do espírito santos, estes 2 sites têm facebook oficial. outro site bom é o gospel prime que também está no facebook. vereador otoni de Paula junior com seu programa na band e o próprio facebook do cantor ozéias de Paula pode entrar em cadeia para homenagear o disco cem ovelhas.

      Excluir
    3. Vale lembrar que Shirley Carvalhaes, tem história, sendo a "Cantora" que mais vendeu nos anos 80, 90 e canta até hj,

      Excluir
  2. Legal esse texto. Muitos abusam mesmo da Boa vontade das pessoas mas o que é correto e de direito tem que ser cumprido. A paz do Senhor e todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, é correto e direito o artista sobreviver do que faz.
      Abraços!

      Excluir
  3. Embora os tempos sejam diferentes, muita coisa deveria (guardadas algumas proporções) deveria funcionar como antigamente. Vejam o exemplo de Keith Green. Assistam sua história, percebam seu talento, observem seu posicionamento e admirem seu sucesso. Profissionais tem direito de receber pelo seu trabalho, porem em vista a qualidade atual das produções não vejo esse merecimento rodo não. Essas músicas desviantes e pobre em conteúdo, em poesia, em vida, me faz querer de volta a simplicidade e o amor a causa, como os Cantores de Cristo viviam e cantavam.

    ResponderExcluir
  4. O PASTOR FELICIANO AMARAL ESTÁ A MAIS DE 12 ANOS REGISTRADO NO LIVRO DOS RECORDES, ELE SÓ SAI DO GUINNESS BOOK QUANDO MORRER, É UMA LENDA VIVA DA MÚSICA GOSPEL. SÃO POUCOS OS BRASILEIROS QUE FICARAM 12 ANOS SUSTENTANDO UM RECORDE, EU NÃO TROCO A BIOGRAFIA DE FELICIANO AMARAL PELA BIOGRAFIA DA MARÍLIA MENDONÇA OU MAIARA E MARAISA. AGORA TÊM OUTRA PORCARIA CHAMADA JOJO TODYNHO, ÉPOCA BOA ERA OS ANOS 70 E 80 ONDE OS CANTORES CANTAVAM VERDADEIRAS POESIAS E NÃO ESTA PORCARIA DE MÚSICA DA ERA MODERNA. FELICIANO AMARAL NUNCA COBROU CACHÊ PARA CANTAR MAS SÃO POUCOS QUE TÊM UMA BIOGRAFIA LIMPA E SEM ESCÂNDALO COMO A DELE.

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo com o cachê também. Quando vejo um conjunto maravilhoso como voz da verdade que consegue ter milhões de fãs no Brasil e no mundo.

    ResponderExcluir
  6. Conjunto VOZ da verdade tem uns dos maiores músicos do Brasil som de alta qualidade. Carlos Alberto moyses é um dos maiores cantores e compositores.

    ResponderExcluir