sexta-feira, 1 de junho de 2018

10 PERGUNTAS COM ELI DE ALMEIDA



Ele é proprietário de uma das mais antigas gravadoras evangélicas no Brasil e já lançou por ela mais de cem artistas de enorme destaque nacional, como Jair Pires, Ozeias de Paula, Shirley Carvalhais e Valdecy Aguiar. Nesta entrevista ao Reviva Gospel, Eli conta um pouco de sua história nos bastidores da música cristã, as novas tendências do mercado gospel e suas perspectivas para o cenário digital.


Reviva Gospel - Primeiramente, quero externar minha alegria em poder falar com um gigante da música nos anos 70 e 80 e agradecer pela oportunidade de conduzir entrevista!
É verdade que você começou muito novo com uma fábrica de guarda-chuvas?

Eli de Almeida - Sim, era jovem com 20 anos de idade eu comecei a trabalhar por conta própria. A fábrica de guarda chuvas foi uma benção em minha vida. Éramos muito pobres e tive uma brilhante ideia de fabricar guarda-chuvas, pois onde eu morava tinha uma grande fábrica deste produto. Trabalhei lá quando tinha 14 anos de idade fiquei desempregado aos 18 anos, então eu e meu primo resolvemos fabricar guarda-chuvas para vendermos.

2. Eli, o que fez você migrar da fábrica de guarda-chuvas para o mercado gospel?

Eli de Almeida - A migração do guarda-chuva para gospel (aliás música evangélica, pois não gosto da palavra gospel) foi assim: eu e meu primo Gerson de Almeida éramos sócios da fábrica de guarda-chuvas e conhecíamos um pastor que era dono da antiga Rocha Eterna chamado Samuel Barbosa. Então na época ele estava sem recurso para gravar um CD com a esposa dele, então combinamos com ele para gravar um LP de Samuel Barbosa e sua esposa Maria da gloria e do lado B seria o cantor Wilson de Almeida. Sendo assim, eu autorizei o irmão Samuel Barbosa fazer a gravação deles e me trazia o tape. Aí deu um sinal pra ele de 80 mil cruzeiros na época e o restante seria pago no término do trabalho, porém o Samuel Barbosa não pôde fazer a gravação dele com a esposa, pois ela havia ficado muito doente. Foi aí nesta situação que entrou Shirley Carvalhaes para gravar no lugar da  Maria da Glória, sem mesmo que eu soubesse desta arrumação. Quando o disco ficou pronto Samuel me trouxe Shirley Carvalhaes e Wilson de Almeida, pois a Shirley era conhecida do Samuel Barbosa. Eu nem sabia que Shirley existia e nesta época era todo mundo desconhecido do mercado. 
Assim começou a história de Shirley Carvalhaes e Rocha Eterna.
Então, imediatamente, eu comprei o selo da gravadora Rocha Eterna, pois pertencia a Wilson de Almeida e Samuel Barbosa. Aí eu e meu sócio nos separamos, mas o primeiro LP, o "Acima das Estrelas" saiu com o logotipo da linha "Chuva Ind. e Comércio Ltda".

Reviva Gospel - A Rádio Copacabana do Rio tem uma importante história na música evangélica. É verdade que você seria o dono da rádio Copacabana. Conte pra nós essa história.

Eli de Almeida - Antigamente, aqui no Rio de Janeiro só existia a Rádio Copacabana que divulgava o evangelho, então pastores compravam alguns horários para suas igrejas. Existia um programa musical muito conhecido de uma pessoa chamada Josias Menezes que era líder absoluto de audiência e por ali passaram grandes cantores que ficaram famosos. Os proprietários eram de uma organização espírita, mas a rádio era totalmente arrendada aos evangélicos. O diretor da rádio se chamava Seu Lina, então por ele gostar muito de mim, por eu ser um empresário muito novo e de sucesso me ofereceu a rádio para eu comprar.
Esta rádio foi me oferecida por 400 mil dólares a ser pago 40 mil por mês. Comecei me preparar para adquirir a emissora, aí então entrou o primeiro atrapalho, pois um cidadão chamado Francisco Silva  entrou no negócio é ofereceu os 400 mil dólares à vista. Aí você viu que dancei (risos). Enfim, não comprei a Rádio Copacabana.

Reviva Gospel - Eli, como você sempre esteve nos bastidores da música e por falar da Copacabana, como foi o processo de compra da rádio Melodia ?

Eli de Almeida - Eu conhecia o antigo proprietário da Melodia, chamado José Messias que também me ofereceu sua rádio por 300 mil dólares. Outra vez ofereci em 10 vezes, mas outra vez o tal do Francisco Silva entra em cena para me atrapalhar e comprou a emissora na minha frente. Como você sabe, quem tem dinheiro leva vantagem. Aí nesta ocasião ficamos sem emissora evangélica, pois a Universal não deixava ninguém participar das suas emissoras. Foi quando tive a brilhante ideia de arrendar a rádio Melodia. Arrendei a Melodia por 5 anos, fiz o contrato com o Francisco Silva e Shirley Carvalhaes também, pois nesta época ela era minha esposa. Quando fui assumir a emissora o proprietário me fez outra proposta para eu desistir do arrendamento, pois ele teria vontade de ser político e eu não queria ser político, a rádio seria apenas para o evangelho. E em compensação eu teria 2 horas diárias grátis na emissora por um ano e assim foi feito. Com a inauguração da Melodia simplesmente foi um estrondo, pois era a última em audiência e passou a ser a primeira em um mês.

Reviva Gospel - Shirley Carvalhaes é um dos maiores fenômenos da música cristã brasileira e você estava nos bastidores da carreira dela. Como se deu o sucesso da Shirley?

Eli de Almeida - Shirley, praticamente, veio enriquecer com músicas pentecostais. Na época tínhamos cantoras batistas e não eram pentecostais: Josely Scarabelly,(Igreja Batista), Zilanda Valentin, Márcia Costa (Igreja da Renovação). O dia que entrou uma cantora representando o povo da Assembleia de Deus, ela simplesmente explodiu de fazer sucesso, passou na frente das outras. Aí com a explosão de sucesso da Shirley Carvalhaes e Rocha Eterna ao mesmo tempo era um prazer imenso em fazer mais lançamentos com ela.

Reviva Gospel - Das muitas músicas de sucesso que elas fez, quais são, pelo menos, 3 que mais mexem com você e porque?

Eli de Almeida - Das músicas dá Shirley que eu gosto  são todas gravadas pela Rocha Eterna. Tem dois CDs dela que não estão no cast da Rocha e que eu gosto muito, pois eu fiz e vendi as matrizes no caso do CD "Primeiro Amor" e vendi para Nancel e o outro, "Bate Coração",  vendi para a Warner.
Com a gravação do CD "Silêncio Aflito", que foi o último que fiz, houve a nossa separação, então esta matriz ficou com ela e ela vendeu para a Nancel.

Reviva Gospel - A gravadora Rocha Eterna hoje investe na cantara Márcia Bandeira. Como foi para você conhecê-la?

Eli de Almeida - Quando me separei da Shirley, estando em Recife na casa de um amigo, estava ouvindo um CD que meu amigo estava tocando. Me deparei com o som de uma pessoa que cantava muito parecido com a Shirley, então comecei a procurá-la, pois não sabia onde ela morava. Custei muito encontrar com a cantora Márcia Bandeira, pois não sabia quem era ela. Até que um belo dia eu a encontrei por telefone, então foi quando a convidei para fazer parte do castelo da Rocha Eterna.

Reviva Gospel - O que a Márcia Bandeira tem de especial para você?

Eli de Almeida-  O que é especial dela é o caráter, a vida dela com Cristo, a humildade, o bom comportamento espiritual. É cantora missionária e pregadora. Além de cantar bonito prega muito,tem muito conhecimento da palavra de Deus
Márcia bandeira não veio pra Rocha Eterna para substituir a Shirley, apenas entro na vaga, pois Shirley foi embora da Rocha sem pelo menos nos dar um abraço.

Reviva Gospel - Spotify, Deezer e outras mídias digitais são as novas tendências do mercado fonográfico, levando muitas gravadoras e artistas encerrarem a produção de discos físicos. Como a gravadora Rocha Eterna está se adaptando aos novos tempos só mercado fonográfico?

Eli de Almeida - Sim, hoje as vendas são digitais, mas infelizmente com a falta do disco físico o mercado veio a zero. Não vale mais apenas investir em cantor que está conhecido bem, pois fama não se apaga seja ela boa ou ruim. Uma vez que o cantor é conhecido, é pra sempre. Aí é como diz o disco: "quem ficou ficou". (Risos)

Reviva Gospel - Além da Márcia Bandeira você continua tem investido em novos artistas ou trabalha com artistas mais antigos?

Eli de Almeida - Ainda tenho mais 5 contratos com ela embora ela está livre e pode gravar com quem quiser, mas a Rocha Eterna não investe mais em outros cantores, a não ser que o mercado venha se recuperar.
O início da gravadora rocha eterna foi com a Shirley, provavelmente o término será com Márcia Bandeira.

Reviva Gospel – Eli, fique à vontade para fazer suas considerações finais.

Eli de Almeida - Nas minhas considerações finais, o que me alegra foi ter a oportunidade de falar um pouco da história da Rocha Eterna. Sou um profundo conhecedor da música evangélica. Quanto à Rocha Eterna, não foi só a Shirley que fez sucesso outros cantores passaram por aqui. Só tenho a agradecer a Deus pelo grande sucesso alcançado na minha caminhada. Não fiquei milionário, mas sou um homem abençoado.
Obrigado por você ter se lembrado aqui deste servo de Deus. Abraços!
Contato: 21 982196619
E-mail: elidealmeida@aol.com

_Aleckson Marcos para o Reviva Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário