Hoje, as mulheres dominam o mercado gospel. Elas lideram o ranking das músicas mais tocadas nas rádios de todo o Brasil. Tem milhões de visualizações no YouTube e seguidores nas redes sociais. Há 60 anos não era assim, até que surgiu Sara Araújo!
Membro da Assembleia de Deus e natural de Cruz Alta/RS, Sara surgiu no cenário musical com sua voz doce de menininha lançando seu primeiro compacto duplo em 1969 com seus sobrinhos Mara Dalila, José Carlos e a irmã Lourdes Bernardes. A garota de voz doce ganhou o Brasil afora, sendo a influência de outras que surgiriam a partir daquele momento, inclusive a belíssima Mara Dalila, depois Zilanda Valentim e então o fenômeno Shirley Carvalhaes, em 1976.
Uma informação que pouquíssimas pessoas sabem é que Sara disputou com Elis Regina em concurso realizado pela Revista de TV, Cinema, Teatro, Televisão e Artes, com apoio da sucursal gaúcha da Revista do Rádio, com sede no Rio de Janeiro. Era a Era de Ouro do rádio brasileiro e os futuros artistas eram revelados nos tradicionais e aclamadíssimos programas de auditório. Nesse concurso, Elis venceu como a "Melhor Cantora do Rádio" gaúcho.
|
Sara na Cozinha de sua Casa |
Seu pioneirismo e sucesso foi reconhecido de forma surpreendente no final da década de 90, quando a falecida Denise Cerqueira regravou o clássico "Pode Alguém", de Edison Coelho, eternizado por Sara Araújo, sendo uma de suas músicas de maior sucesso ao lado de "Rosa da Manhã", "Preciso de Jesus" e tantos outros sucessos. Já no ano de 2014, ela lança o seu primeiro livro autobiográfico "Minha Vida", onde conta cada detalhe de sua vida e carreira, inclusive o trabalho social que desenvolve desde a década de 80, sendo que, atualmente, sustenta um orfanato em Goiás, onde mora.
No próximo ano, Sara completa 60 anos de carreira e para isso está preparando um excelente disco comemorativo que deve ser divulgado em todo o país. O titulo do álbum é "Diamante", aliás é essa uma das palavras que pode definir quem é a Sara. Sua filha, Aline Araújo, já percorre o país com seu excelente trabalho como harpista, ou melhor, uma das raras harpistas brasileiras.
E por falar em reconhecimento, ela, mesmo longe dos holofotes da grande mídia, ainda possui muitos fãs e admiradores dentro e fora do mundo evangélico. Daniel, da dupla Daniel&Samuel, em entrevista à Patmus Music, falou que "muitas vezes ouvia o disco em uma radiola que ficava em cima de uma mesinha simples que meu pai fizera, e com o disco na mão eu cantava junto, chorava e tirava os acordes dos hinos, pra cantar na pequena igreja onde fui criado. Minha irmã cantava quase todos os hinos da Sara Araújo e eu tocava."
|
Sara e Joelma |
Outro fã declarado é o cantor Robinson Monteiro cuja canção "Pode Alguém" lhe é favorita. Para sintetizar, Sara é muitíssimo prestigiada Ozeias de Paula, Sérgio Lopes, Fabiana Anastácio e por todos os artistas da década de 80. Fora do ambiente evangélico, Sara Araújo tem enorme admiração da cantora Joelma, ex-Banda Calypso!
Sara merece mais reconhecimento? Sem dúvidas, sim. Ela foi a novidade da nossa música e aquela que inspirou várias cantoras que brilharam na década de 80, todavia, conforme já escreveu Elvis Tavares,
"o Brasil tem um problema sério de amnésia quando o assunto se refere à lembrança de pessoas que marcaram sua história" e boa parte das novas gerações de evangélicos não conhecem o seu legado para música cristã brasileira.
Hoje, exatamente hoje, Sara Araújo está completando 72 anos e resta-nos agradecer a Deus pelo que ela representa para todos nós.
Parabéns pelo seu aniversário! Parabéns pelo seu talento!
- Aleckson Marcos para o Reviva Gospel