O tempo passa muito rápido e já fazem 7 anos que falecia o grande Josias Menezes, àquele que era considerado um visionário por uns, um excelente compositor para outros e para muitos um ousado investidor do mercado evangélico.
Trazer à memoria a imagem de Jozias Menezes é reconhecer o imenso legado deixado por ele para a nossa música cristã, pois os seus esforços empreendidos no início da década de 60, impactaria para sempre a forma de fazer e consumir música evangélica.
Um dos pioneiros do rádio, Jozias ousou bastante ao criar o lendário programa "Peça Seu Hino Preferido" (1962 - 1982) pela rádio Copacabana, pois a partir daquela iniciativa diversos cantores despontaram pelo Brasil afora pela visibilidade dada pelo seu programa. Na verdade, "Peça Seu Hino Preferido" era uma espécie de vitrine que projetava cantores para o Brasil inteiro. Cantores como, Leni Silva, José Carlos e Ozeias de Paula ganharam o troféu Cantor Revelação do Ano e se tornaram fenômenos nas décadas de 70 e 80. E o que dizer da "Caravana do Josias Menezes"? Dizer que foi uma iniciativa ousada é pouco ainda!
Nas décadas de 70 e 80 havia histórias sucedidas da relação entre cantor e compositor, dessa forma, Ozeias de Paula está para Edison Coelho, assim como Josely Scarabelli está para Jozias Menezes (como esquecer "O Rosto de Cristo"?).
Para Elvis Tavares, "como compositor, destacou-se em diversas obras, com destaque especialíssimo para O rosto de Cristo, que possui mais de 60 gravações diferentes. Número que suplanta muitas composições famosas de grandes autores da MPB.
Comprei a revista Bizz em edição comemorativa aos 70 anos do "Rei" Roberto Carlos. Na página 95, há uma menção à pesquisa feita pelo ECAD informando que a obra Emoções, de Roberto & Erasmo, foi a música de sua carreira com maior número de regravações: 57 vezes. Ou seja, RC é superado por Josias, em se fazendo esse pequeno paralelo, muito embora os rendimentos autorais tracem um lamentável paradoxo entre eles, haja vista que enquanto Roberto Carlos via sua conta corrente aumentar, Josias, que lutava pelos direitos dos autores, a cada momento descobria uma nova regravação desautorizada."
Josias deixou um legado muito grande para a igreja brasileira e, à época, o seu programa "Peça Seu Hino Favorito" significava que os ouvintes podiam pedir QUALQUER hino mesmo. Infelizmente, hoje, não podemos mais ligar para as radios e pedir nossas canções prediletas, pois o mercado impõe e as pessoas são obrigadas a consumir as músicas com as quais a mídia cristã está comprometida.
Perdemos um grande investidor, um grande visionário, um grande compositor. Perdemos, e parece que ainda não nasceu ninguém para dar prosseguimento ao que Josias deixou!
Com muita emoção volta a ler o comentário elogiando à vida de Josias Menezes, homem notável.inteligente, poeta, escritor, sábio, sempre além do tempo. Seu trabalho, suas obras, continuam notáveis, atravessando o tempo.Como é maravilhoso ouvir sobre a sua vida, que yive o privilégio de conhecer e me levar para a Copacabana, onde permaneci por longos anos anos, até me aposentar. ATÉ UM DIA, QUANDO ESTAREMOS todos juntos, vendo o rosto de Cristo, que ele tanto almejava ver.
ResponderExcluirSem.contar que Josias uniu assembleianos e batistas em um tempo de grande divisão entre tradicionais e pentecostais. Ele circulava com sua caravana nos dois espaços , fã inédito na época
ResponderExcluirOlá meus Irmãos. Por acaso os Irmãos teria algum material em áudios do programa de Josias Menezes na antiga rádio Copacabana?
ResponderExcluirEu ouvia muito esse homem de Deus na rádio melodia de manhã. Eu fiquei muito triste com a notícia da morte. Mas através dele muiyas e muitas almas foram alcançadas. Que saudades daquela época
ResponderExcluirRádio Copacabana_Rio de Janeiro
ResponderExcluirNesta época ninguém possuía televisão,e também geladeira.O programa Peça o seu Hino Preferido, tinha audiência absoluta.
Gostaria de receber a Letra da Música de abertura do programa Peça o Seu Hino Preferido, de Josias menezes. Obrigadíssimo
ResponderExcluir