terça-feira, 28 de agosto de 2018

POR ONDE ANDA VANILDA D'PAULA?

Ela brilhou na década de 90 e especificamente no ano de 1998 com o lançamento do disco Retratos, estourando macionalmente com a música Abrigo Seguro (autoria de Naum Esteves) e Dom Supremo, porém "sumiu" em meados dos anos 2000 após ter feito um relativo sucesso com a música Jerusalém. Por onde anda a Vanilda d'Paula? Aliás, tem muita gente que estourou nas décadas passadas e de repente sumiu, de modo que nem nas redes sociais é possível encontrá- las!

A chegada da década de 2000 não foi muito favorável para a maioria dos artistas da década 90, sendo um dos motivos a americanização ou hilsongzação de nossa música que modificou completamente o que se conhecia como música gospel nos anos anteriores. A criação dos ministérios de louvor, totalmente patrocinados pelas igrejas fundadoras foi - conforme muito bem já escreveu o Ledinilson de Souza -  um enorme prejuízo para quem não fechava com essas igrejas e quem entrou na década de 2000 sem estar seguro em uma grande gravadora, estaria condenado a lutar de forma independente, sem a visibilidade  necessária para levar adiante seus trabalhos artísticos. Isso, além de provocar o início do fim da fase poética de nossa música, fez com que alguns artistas deixassem de viver 100% da música e procurasse outras atividades paralelas. E o que isso tem a ver com a Vanilda d'Paula? A Vanilda, assim como o grande Martin Lutero e a Lydia de Assis,  visualizou oportunidades melhores no exterior e mudou-se do Brasil, sem deixar de cantar, sem deixar de compor e sem deixar de gravar!

PARCERIA DE VANILDA D'PAULA E SINAL DE ALERTA

Antes de responder diretamente à  pergunta anterior, gostaria de destacar as excelentes parcerias que ela conseguiu fazer com figuras de grande estirpe daquela década. A proximidade com os meninos da lendária banda Sinal de Alerta resultou em gravações de músicas do Lico, Samuel Ribeiro, Marcos Chocolate e versões feitas pelo Magno Malta, que participou da gravação do primário disco do Sinal. Inclusive no LP Saudade, do ano de 1992, a Vanilda gravou o clássico Tudo Bem, cuja segunda voz no refrão do Marcos Chocolate é de nos introduzir para dentro de um ambiente de profunda adoração. Essa mesma música foi regravada pelo Sinal em 1999, sendo a décima faixa do CD Levante Seus Olhos. Outra importante canção do Sinal regravada por ela foi Teus Preceitos, música do Samuel Ribeiro e Marcos Chocolate interpretada por este em 1988 no disco Frágil e Pequenina.

Agora vamos responder ao título deste post. Conciliando vida pessoal com carreira artística, a mineira de Teófilo Otoni hoje mora em Massachusetts, nos Estados Unidos. Lá, ela continua atendendo a agendas, especificamente em igrejas e eventos realizados pela comunidade brasileira, onde tem testemunhado como a sua música já era conhecida e como a sua aceitação é notável mesmo estando longe dos holofotes da grande mídia evangélica.

Engana-se quem pensa que quem está fora da elite gospel é por que abandonou a carreira artística. Para a surpresa de muitos que leem esta matéria, a Vanilda está com um disco novíssimo gravado em 2016. O disco intitulado O Alvo foi produzido pelo seu próprio filho, o Camilo César, possui 8 faixas e foi gravado no Polo Studio por Jordan Macedo, em Minas Gerais. Como se vê, não foi gravado em um studio qualquer, mas sim no mesmo studio de onde foi mixado/masterizado discos de grande sucesso de artistas, como Thalles Roberto, Priscila Alcântara, Aline Barros, Preto no Branco, Palavrantiga, Lorena Chaves e etc.

O disco novo da Vanilda representa uma nova fase na vida da cantora. É um mix de música cristã contemporânea, pop e rock, algo um pouco diferente do que ela apresentava na década de 90. Este era um disco que tinha tudo para fazer muito sucesso, pois a qualidade é inquestionável, mas é uma pena não ter sido divulgado.
A cantora possuía uma fan page onde publicava suas agendas e seu cotidiano, mas não sei por qual razão a página foi removida. Porém, ela tem um perfil no Instagram com o qual se comunica com os fãs brasileiros e possui um canal no YouTube que não atualiza há bastante tempo. Nesse canal, estão disponíveis as músicas do seu último CD.


Por Aleckson Marcos

22 comentários:

  1. Vou postar a discografia na sequência de lançamento e com o nome dos títulos/Álbuns: Além do Jordão, Saudade, Minha canção minha vida, Volume IV, Retratos, Essência, Deus está no controle, Água pura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu queria baixar o cd iv dela no yutube completo mas vejo os álbum todos menos esse ...eu queria mt

      Excluir
    2. Ela e natural de Fidelandia distrito de ATALEIA MG...... só quê foi criada em teofilootoni mg..... Com uma família", nome do pai biológico Badu!!

      Excluir
    3. Oi amigo não deixou nome por isso não sei se vai chegar até você ,eu tenho o volume 4 posso te enviar por WhatsApp ,álem de outros discos dela

      Excluir
    4. Irmão, glória a Deus, a muitos anos procuro por esse cd. Meu nome é Dheyvid, meu whatssap é esse: (27)9961-36658. Entra em contato, por favor.

      Excluir
  2. Parabéns por essa matéria, incrível abordagem, Vanilda d´ Paula é inesquecível. A voz dela é algo inexplicável, o tom, afinação e principalmente a interpretação. Já questionei muito a ausência dela mas com o tempo entendi e aceitei que Vanilda tem uma alma livre e aventureira. As pessoas não sabem mas Vanilda d´ Paula é extremamente simpática, engraçada e espontânea. O último cd dela é autobiográfico. Te amamos Vanilda e o seu ministério é muito abençoador.

    ResponderExcluir
  3. Olá Vanilda D'paula A paz do senhor Jesus Cristo!! Boa noite como vai você ? Que Deus abençoe vc hj é sempre linda e belíssima e muito bonita!! Vc Vanilda D'paula faz parte da minha infância quando eu tinha um aninho de vida meus pais conheceu vc pessoalmente aí meus pais de fez um homenagem colocou o seu nome em mim!! Eu tenho essa foto com prova até hoje comigo é a única foto qui eu tenho com vc cantora Vanilda D'paula!! 😘❤😍👏!!

    ResponderExcluir
  4. Cantora Vanilda D'paula linda o hino Abrigo seguro faz parte da minha vida é também da minha infância!!
    De sua chara Vanilda D'paula para cantora Vanilda D'paula!! 😘❤😍👏eu te amo muito vanVanilda D'paula eu gosto de vc Vanilda D'paula Eu admiro vc Vanilda D'paula!! 😘❤

    ResponderExcluir
  5. tenho saudades,amor supremo marcou pra mim 🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. sou fa de vanilda de paula e de uma voz abençoada deus continue abençoando .eu queria achar o cd dela iv dela no yutube que tem a música fale com deus .eu lembro desse cd dela na época de discos ainda e k7 mas hoje não encontro o cd completo dela ..

    ResponderExcluir
  7. Alguns dos irmãos de Vanilda de paula são meus amigos......valeteniz irmão dela jogou muito bola comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou fã da Vanilda, o cd volume 4 é muito difícil de ser encontrado. Anota meu watssap, vamos manter contato: (27)9961-36658 .

      Excluir
    2. Eu tenho o volume 4 se quiser mando pra vc via WhatsApp

      Excluir
    3. Irmão, glória a Deus, a muitos anos procuro por esse cd. Meu nome é Dheyvid, meu whatssap é esse: (27)9961-36658. Entra em contato, por favor.

      Excluir
  8. Também sou fã da Vanilda, o cd volume 4 é muito difícil de ser encontrado. Anota meu watssap, vamos manter contato: (27)9961-36658 .

    ResponderExcluir
  9. Boa noite. Paz. Alguém aqui teria o playback do hino: A Excelência do Amor ou o CD Retratos todo em playback? Ficam na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá, meu nome é Denílson Barbosa Santos, sou da Bahia, meu número de celular é: 75 98112 5654, alguém pode fazer o favor de enviar para meu whatsapp o cd Volume IV da Vanilda d'Paula, é muito significativo para mim, pois através dos louvores desse cd o Senhor Jesus alcançou a minha alma, e graças a Deus hoje sou servo do SENHOR.

    ResponderExcluir
  12. Preciso do contato de Vanilda D'Paula.otima matéria. Ela esteve várias vezes na Igreja Batista Nova Canaã em Montes Claros- MG e, nos honrou com sua brilhante e abençoada voz, presença e testemunho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pelo que acompanho, a Vanilda D'Paula não está mais figurando no cenário da música Gospel. Ela possui um perfil no Instagram: @vanildadpaularestrito, qual o nome já diz muita coisa #resrito. Testificando com isso o fato de eu mesmo ter escrito um breve testemunho no direct dela, já vai fazer dois anos em dezembro do ano em curso e ela nem sequer leu - pelo que parece-, nem se pronunciou. Baseado nisso o que faz parecer ficar claro sua falta de vontade de estar aberta e/ou pelo menos dar atenção (interagir) ao público que um dia tanto o SENHOR abençoou através das suas letras, sua voz e sua interpretação. O SENHOR abençoe e conforme a sua graça levante outras Vanildas....Deus abençoe em o nome de Jesus.

      Excluir