quarta-feira, 1 de agosto de 2018

QUEM SÃO OS ARTISTAS DOS ANOS 80 QUE CONTINUAM NA MÍDIA?


Os tempos mudaram ou, para ser mais preciso, mudaram os tempos. Novos estilos musicais, novas tendências teológicas e uma nova geração de evangélicos que nasceram e estão nascendo em meio a esse turbilhão de informações e de mudanças que ocorrem na velocidade da luz.

É quase consenso que as décadas de 70, 80 e 90 foram a melhor época da música brasileira. Foi a melhor fase para a MPB e para o rock. Foi a época de ouro para o surgimento das bandas não convencionais para a época, como o Rebanhão e o período em que a fineza de João Alexandre era captada pelos ouvidos mais simples e não era apenas uma coisa de elite. No entanto, apesar de toda as mudanças e novas influências que a nossa música vem recebendo, alguns artistas dessas três décadas conseguiram atravessar o século e se firmaram, agora sem os LP's, superando o fim dos CD's e se adaptando às plataformas digitais. Adaptação, talvez essa seja a palavra que melhor descreva e explique o porquê do sucesso de alguns desses artistas ainda hoje.

Por artistas que continuam na mídia quero me referir àqueles que mantém uma agenda sustentável, grande número de seguidores nas redes sociais, possuem contrato com grandes gravadoras, vultosos números de visualizações no YouTube e conseguem emplacar sucesso nas rádios, mesmo que de forma meteórica, conforme a tendência moderna. Esses artistas fazem parte daquilo que eu chamo de a Elite Gospel.

A seguir, listo os 7 artistas de grande sucesso da década de 80 ou que iniciaram a carreira nessa epoca, mesmo que não tenham tido sucesso e outros que começaram na década passada, mas estourou nos anos seguintes.

1. Adhemar de Campos - O Sucesso dele é desde a década de 70, cuja capacidade de renovação de público é incrível. Seu relacionamento com os demais artistas da atualidade é muito boa e exala respeito, admiração e reconhecimento pelo que ele fez pela música congregacional. Um álbum comemorativo lançado em 2007, que reuniu diversos artistas, já possui milhões de visualizações em todas as faixas disponibilizadas no YouTube. Um artista gospel dos anos 70 chegar à marca de mais de 200 mil seguidores no Facebook é, realmente, um grande feito! Ele, atualmente, é vice-presidente da Associação de Músicos Cristãos do Brasil

2. Lea Mendonça - Ainda na década de 80, Lea fazia parte daquele que foi o grupo-vitrine da nossa música, o grupo Altos Louvores. Na década seguinte iniciaria a carreira solo, sendo, atualmente, uma das mais antigas contratadas da MK Music, onde sua popularidade cresceu significativamente, de modo que ela é uma das preferidas pelos grupos de louvor de jovens e senhoras das igrejas. Seu último disco lançado em 2017 conta com boa popularidade nas rádios, cuja faixa-título já tem mais de 3 milhões de views no YouTube.

3. Sérgio Lopes - "O Poeta do Brasil" já está na estrada há muito tempo e é dono de muitos sucessos típicos de seu talento voltado para as reflexões contemporâneas e a poetização da Teologia. Esperava-se que ele chegasse no ano 2000 com uma forte decadência, porém ele conseguiu segurar seu publico, captou novos fãs e consegiu manter uma agenda de shows sustentável, escrevendo canções à todo vapor.

Em 2014, segundo um ranking realizado pelo site Top 10 Mais, a música "Jesus de Nazaré" aparece na 36ª entre as 50 mais ouvidas do mês de março de 2014 em todo o Brasil, ficando atrás de "O Maior Troféu" de Damares e "Nossa Vibe" de Jota A. A música Quem Sabe Amar, de 2015, foi bastante executada pelas rádios do Brasil nos últimos 24 meses e, recentemente, ele lançou o disco Quem. Sua página no Facebook já passa de meio milhão de seguidores e nem é preciso dizer que suas canções no YouTube possuem milhões de visualizações.

4. Marquinhos Gomes-  Marquinhos, ainda nos anos 80, fez parte do Altos Louvores, assim como o Sérgio Lopes, e só na década seguinte fez carreira solo, tendo feito muito sucesso, porém ficou por quase 10 anos sem conseguir emplacar um grande hit, até que em 2010 o mercado é surpreendido com o álbum Ele Não Desiste de Você, lançado de forma independente. A faixa-título e Não Morrerei foram sucessos absolutos, levando o cantor a ganhar o seu primeiro Disco de Ouro, gravar um clip com Péricles. Quando esse disco foi lançado e estourou, muitos pensaram que Marquinhos era alguém que estava começando a sua carreira em razão do hiato de tempo sem um grande hit.

5. Lauriete - Embora tenha tomado enorme reconhecimento somente no final dos anos 90, ela já estava há quase 20 anos no mercado e hoje é um dos principais nomes do mainstream. Sua música Igual Não Há de 2014 já tem quase 5 milhões de views no YouTube e No Olho do Furação foi bastante executa nas rádios. 
A música Tô na Mão de Deus tem 5,5 milhões de visualizações e foi cantada por muitos vocais da Assembleia de Deus. Recentemente gravou um álbum sob a produção de Samuel Ribeiro, ex-Sinal de Alerta, com releituras de canções de Edison Coelho. Em toda a carreira foram 13 discos de ouro, 11 de platina, 3 de platina duplo e 1 de platina triplo!

6. Cassiane - Pois é, amigos, pelo sucesso que tem mantido não dá pra imaginar que ela já tem quase 40 anos de carreira! Foi em 1981, ainda criança, que ela lançou o primeiro LP, porém o sucesso definitivo chegou em meados da década de 90 com o disco Sem Palavras, cujas duas faixas Vale a Pena e Imagine foram um verdadeiro estouro em todo o Brasil.  Daí pra frente, sua ascensão foi vertiginosa, ocupando hoje as playlists da maioria das rádios evangélicas. O disco Com Muito Louvor já passa de 23 milhões de views no YouTube e sua conta no Facebook já tem 7,1 milhões de seguidores.

7. Shirley Carvalhais-  Por fim, chegamos na Diva da música gospel e deixamos por último porque ela é a que mais se destaca, atualmente,  entre todos os artistas de sua época que fizeram muito sucesso. Shirley foi a primeira cantora pentecostal de enorme notoriedade já verificada neste país, tendo lançado o seu primeiro disco em 1978. Já existiam vozes femininas naquela época que fizeram um brilhante trabalho fonográfico, porém faltava alguém que se igualasse em popularidade ao fenômeno chamado Ozeias de Paula. É aí que surge a Shirley com o disco compacto Acima das Estrelas que mesmo não tendo feito tanto sucesso com esse disco, nos próximos anos se consolidaria como a principal voz feminina da nossa música.


Hoje, ela é tida em alta estima por todas as cantoras evangélicas e é disputada pelas maiores gravadoras desse segmento. São vários os sucessos no YouTube que já possuem milhões de visualizações e sua pagina pessoal no Facebook já agrega os incríveis 4 milhões de seguidores! A grande novidade é que ela é a ela nova contratada do grupo MK. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário